FLISoL Campinas 2015

Logo FLISoL

Neste ano, o LibrePlanet São Paulo está organizando o FLISoL na cidade de Campinas. Nós decidimos tomar conta do evento pois acreditamos que é muito importante realizarmos um FLISoL alinhado com a ideologia e a filosofia que defendemos.

Todas as pessoas são bem vindas no evento, independente da cor, religião, nível técnico, ou até mesmo sua orientação em relação ao Movimento Software Livre. Aliás, se você se considera "iniciante", você é muito bem vindo, porque o evento foi pensado pra você! Dê uma olhada nas informações abaixo pra você ter uma idéia do tipo de evento que estamos organizando, e, quem sabe, ajudar na organização dele!

Quando

O FLISoL Campinas 2015 acontece no dia 25 de Abril de 2015, sábado. O evento começa às 9 horas da manhã, e termina 18 horas.

Programação

HorárioTítuloPalestrante/Organizador
9hO que é Software LivreLibrePlanet São Paulo
10h(continuação)LibrePlanet São Paulo
11hGNU: 30 anos de luta por software obediente ao usuárioAlexandre Oliva
12hAlmoço
13h – 17hInstallfest de GNU/LinuxLibrePlanet São Paulo
13h – 17hMultirão de inscrição nos serviços do LP-BR-SPLibrePlanet São Paulo
15h – 17hLibreGamingLibrePlanet São Paulo
17hInfinito LibreBarTodos

Palestras

O que é Software Livre

Resumo: Debate sobre a filosofia do software livre, e sobre como habilitar o uso de software livre em situações onde hoje não é possível.

Palestrante: Esta palestra será apresentada pelo grupo LibrePlanet São Paulo.

GNU: 30 anos de luta por software obediente ao usuário

Resumo: Em 2013, o sistema operacional GNU completou 30 anos com milhões de usuários que jamais ouviram falar dele nem de por que foi criado. Essa ignorância induzida e generalizada favorece muitas ameaças à intimidade e ao controle de nossos próprios dispositivos computacionais, reforçando os problemas sociais que o GNU nasceu para combater. Vamos celebrar esses 30 anos de luta trazendo à luz esses problemas e suas soluções?

Palestrante: Alexandre Oliva – Evangelizador do Software Livre. Palestrante GNU. Conselheiro da FSF América Latina. Mantenedor do GNU Linux-libre e co-mantenedor de GNU libc, GNU binutils e GNU Compiler Collection. Engenheiro de ferramentas de desenvolvimento GNU na Red Hat Brasil.

Atividades

Installfest de GNU/Linux

Você se sente um prisioneiro do “sistema”? Quer ter o sentimento de que está sendo respeitado pelo seu próprio computador (e pelos desenvolvedores que fizeram os software que você usa)? Está cansado de ficar reinstalando o sistema operacional a cada 6 meses? Então seus problemas acabaram!

No nosso Installfest, nós ofereceremos apenas distribuições 100% Livres para que você possa escolher o que quer instalar na sua própria máquina sem ter medo de ter que executar código malicioso! Assim todos saem ganhando, menos aqueles que querem desrespeitar os usuários :-).

Conforme você pode ler melhor na nossa Política, somente serão instaladas distribuições que sejam 100% Software Livre, dentre elas, as que o projeto GNU reconhece como compatíveis com as Recomendações para Distribuições de Software Livre, o Debian GNU/Linux (somente repositório main). Também ofereceremos Software Livre para outros sistemas operacionais, mesmo que privativos, especialmente para computadores que não sejam compatíveis com sistemas operacionais 100% Software Livre. Portanto, no FLISoL Campinas 2015, a preservação da Liberdade é uma prioridade!

Multirão de inscrição nos serviços do LP-BR-SP

Nós, do LibrePlanet São Paulo, oferecemos também uma série de serviços online que respeitam a sua liberdade. Por exemplo, rodamos uma instância do GNU Social, um software que é a solução para os problemas que o Twitter possui (utilização de software não-livre para fornecer o serviço, centralização, etc.). Também oferecemos contas gratuitas de Jabber (além de ensinarmos como instalar e utilizar clientes Jabber no seu GNU/Linux), para você poder se comunicar com seus amigos de forma totalmente livre! Durante o dia todo, estaremos à postos para criar contas nestes serviços, para todos aqueles que quiserem experimentar o gostinho da liberdade :-).

LibreGaming

descrição

Infinito LibreBar

Junte-se a nós para continuar o papo livre num bar bem pertinho do LHC!

Política

O FLISoL é um evento de Instalação de Software Livre, com propósito declarado de auxiliar o Movimento Software Livre. Entendemos que instalar software privativo de liberdade, sugerir que tal software seja aceitável ou desejável, ou mesmo ensinar a instalá-lo não são apenas atitudes incompatíveis com o propósito do FLISoL: elas efetivamente prejudicam o Movimento, pois, ao invés de prepararem usuários conscientes para enfrentarem o problema social do controle exercido pelos softwares privativos, incentivam a aceitação dos mesmos, em quantidades cada vez maiores.

No sentido de ensinar os princípios e valores do Movimento Software Livre através do exemplo, o LibrePlanet São Paulo se compromete publicamente a oferecer e promover somente Software Livre no FLISoL Campinas. Nesse sentido, estabelecemos alguns requisitos adicionais, lamentavelmente ausentes noutras sedes do FLISoL:

  • somente serão instaladas distribuições que sejam 100% Software Livre, dentre elas, as que o projeto GNU reconhece como compatíveis com as Recomendações para Distribuições de Software Livre, o Debian GNU/Linux (somente repositório main).
  • ofereceremos Software Livre para outros sistemas operacionais, mesmo que privativos, especialmente para computadores que não sejam compatíveis com sistemas operacionais 100% Software Livre.
  • palestras deverão tratar de Software Livre, nas dimensões técnicas e/ou filosóficas. Serão rejeitadas submissões que pareçam pretender promover Software não-Livre ou Serviços como Substitutos de Software, ou que de outra forma se mostrem incompatíveis com o Movimento Software Livre.

Local

O FLISoL Campinas 2015 ocorrerá no Laboratório Hacker de Campinas, que fica no seguinte endereço:

Rua Salles de Oliveira, 1800 – Vila Industrial – Campinas-SP

Detalhes sobre como chegar ao local podem ser encontrados nesta página. Você também pode ver a localização do LHC no OpenStreetMap.

Organização

O FLISoL Campinas 2015 está sendo organizado pelo LibrePlanet São Paulo, com o apoio logístico do Laboratório Hacker de Campinas, que está cedendo o espaço.

Se você estiver interessado em participar, auxiliar ou simplesmente acompanhar a organização do evento, sinta-se à vontade para inscrever-se na lista de discussão flisol-campinas.

Date: 2016-09-17 01:55:39 BRT